domingo, 25 de março de 2012

Timbres POD HD500 e POD XT/X3


Neste pagina, abordaremos varias possíveis regulagens deste equipamento.

Não realizarei comparações entre as pedaleiras, caso haja alguma duvida sobre elas, pode me enviar um e-mail que responderei com prazer.

Lembrando que muitas das coisas postadas aqui no blog Guitarra Quântica, são opiniões pessoais retiradas de experiencia que tive com esses equipamentos.

Indico também assistir aos videos do Alex Machado no Youtube, que fez várias comparações, e por lá já da pra resolver varias dúvidas referente aos equipamentos.

Sobre elas, um pequeno Resumo:

POD XT -

Destinado a quem quer realizar gravações com guitarra e ter bons pré-amps na mão. Muitos timbres de todos os tipos, desde de high gains até os mais classicos. Pode virar uma ferramente mais poderosa ainda com os model-packs, adicionando pré-amplificadores de guitarra e de baixo também, porem sem entrada balanceada.


Os pré amps que se destacam na minha opinião são :


JTM-45 Timbre clean bem britânico, com uma vibe meio "Hendrix", podendo chegar a um overdrive poderoso quando usado no talo.

AC30- Simulação versátil, tendo um timbre clean que vai do obscuro ao mais brilhante e bom overdrive para lead guitar clássico. Bastante médios

Mesa - No começo eu não curtia, mas descobri boas configurações. Ótima resposta de graves e médios. Amplificador High Gain

5150 - Simulação com muito ganho e boa dinâmica. Bastante freqüência média e aguda. Esse rasga mesmo, perfeito para um Hard Rock mais furioso.


Soldano (Modern High Gain) - Bem versátil, cobre boas freqüências médias e graves. fica mais interessante com o controle de presence ZERADO.

Há outros bons pré-amps como o Bogner, Jazz Chorus e etc. Mas esses são os mais "básicos" e "famosos" do XT e X3 para guitarra. São os que mais utilizei também.

POD X3


Ferramenta semelhante ao POD XT mas com alguns upgrades no hardware, como entrada e saída balanceada tanto para guitarra como para microfone, Dual Tone (dois timbres ao mesmo tempo com um ou dois instrumentos ao mesmo tempo também) e já "upgrada" com os model packs. Há Vários efeitos famosos. Na questão qualidade dos timbres, é praticamente idêntica a XT. Essa pedaleira é destinada aos Guitarristas, baixistas e até para os vocalistas.

O dual tone pode ser muito divertido em Jam Sessions. É como ter um mini estúdio em casa também. Total interação com o POD FARM, e assim como o POD XT, tem uma maravilhosa opção de Re-amp. Vem com efeitos de modulação e pedais de distorção que quebram um galho, mas no geral não são muito bons. O Banco de Delay é bem interessante, o compressor é meio difícil de configurar e o wha wha tem um angulo de abertura muito pequeno fisicamente, alem do timbre ser muito pouco agradável e 0% configurável. Mas quebra um galho também.


A empresa colocou filters que não servem para nada, são todos horríveis! Dispõe de um "Whammy" também que é muito ruim para configurar e tem um timbre muito artificial.

Sobre os meus pré-amps favoritos, são os mesmos do POD XT ;)

Acho que não preciso comentar os negativos delas. ;)

Mas tenha em mente que o público deste tipo de equipamento, tanto o xt como o x3 são guitarristas que procuram simular pré-amplificadores com qualidade, tanto em gravações como em shows ao vivo. Serve para produtores que buscam uma biblioteca de amplificadores virtuais com bastante qualidade e praticidade.

O POD se comporta muito bem em amplificadores, melhor ainda no loop de efeitos ou no power amp. Pode ser usado no pré-amp(no input do amplificador). Dependendo do amplificador pode ser bom ou ruim. Isso varia muito, o jeito é testar!

O bacana é que é um timbre praticamente pronto, você não precisa ficar com 300 equalizadores cortando frequência indesejável, ou modelando um Vox ac30, por exemplo. Basta escolher o bendito AC30 e voalá, lá está aquele timbre clássico!! Você tem o tempo todo, todos os controles do pré-amp fisicamente na pedaleira, é só girar o botãozinho mesmo, igual em uma situação real com amplificador! Os 4 Foot Stomp na parte de cima, funciona como pedais separados de efeitos, como em um gear real.

A maneira que EU indico usar é sempre no DIRECT STUDIO.

POD HD500

Ultimo lançamento da empresa Line 6. O timbre é diferente. O produto é diferente também. TOTALMENTE destinado para os guitarristas. Os efeitos são idênticos as unidades da line 6 analógicos, como o DM4 por exemplo (sim, testei lado a lado em um amplificador transistorizado).

A empresa alega que os efeitos são os mesmo da M13. Só sei que são muito bons e tem uma qualidade muito satisfatória. Tanto o delay, modulação, stomp box (pedais de distorção, overdrive e fuzz) e os filters são ótimos.

O whammy é fácil de configurar, mas senti falta de regulagens prontas, como acontece no whammy da Digitech. O wha wha veio emprestado provavelmente dos PODS anteriores, sendo que na parte física também tem um angulo pequeno para operar com o pé. Recomendo um wha wha externo.

De “novidade” (só no mundo da line 6 para isso ser novidade, hahah) vem com um harmonizer muito bom, e um Loop de Efeitos 46 segundos! O Looper é ótimo para montar os timbres também, embora não fique estéreo.

Conta de fabrica 16 pré-amps (que em minha opinião, já é um numero grande).

Todos têm boa definição de notas, geram pouca compressão e são ótimos na "brincadeira" com botão de volume. Cada guitarra plugada com o mesmo timbre reage de uma maneira muito diferente. Ao todo tem 22 pré amps no presente momento, e no próximo upgrade teremos 24 de guitarra, 1 de baixo e 1 para voz também.

O gear é montado da maneira que o usuário achar melhor. Você pode colocar se quiser 8 tube screamers (santo exagero!!) em qualquer local da cadeia e também dividir os efeitos em estéreo, deixando apenas do lado esquerdo ou direito, gerando um efeito semelhante ao dual tone. O usuário fica livre também para customizar o "stomp" da unidade, configurando um ou mais efeitos a um unico stomp.

Interessante que, se o usuário escolhe um Tude Drive, Delay e um compressor, por exemplo, e deixa o Tube Drive e Delay ligados e o compressor desligado, e configura todos os efeitos para o foot stomp 1(FS1) na unidade física da pedaleira e salva o banco, ao acessar esse banco os efeitos estarão configurados dessa maneira.

- Sim e daí, não era para ser assim Paulo? - você me pergunta. Calma!!!

O que realmente interessa é que ao pisar no FS1, o Tube Drive e o Delay seriam desligados, enquanto o compressor seria ligado ao mesmo tempo e com uma pisada só. Muito prático não? Tudo isso sem precisar mudar de banco. Lembrando que isso pode ser feito com quantos e quaisquer efeitos, desde de que se respeite o limite do DSP.

-E que diabos é um DSP?

DSP nada mais é que a capacidade da pedaleira operar os seus efeitos!
Pense nele como uma memória RAM de computador e cada efeito como se fosse um programa.

Então por exemplo, o POD tem 100Mb de Memória Ram e você monta o seguinte gear, na ordem o nome do efeito e o seu consumo de memória:

Mesa Boogie – 30MB

Tube Screamer – 20MB

Digital Delay – 20MB

Analogic Chorus - 10MB

Significa que você está usando 80MB dos 100MB disponíveis.

Caberiam mais alguns efeitos, porem o dual tone com outro Mesa Boogie seria impossível, não é?

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Alguns pontos negativos desta pedaleira:

Ausência de um visualizador Gráfico nos Equalizadores.

Dual Tone Prejudicado pela DSP

Os meus Favoritos são:

Mesa Boogie: tira-se diversos timbres com essa simulação. Tem ótimos graves e médios. Pode se tornar mais agudo usando o microfone na posição de ON-AXIS.

Vai de um Crunch "pesado" até um moderníssimo HIGH GAIN. Meu favorito disparado!

ENGL FireBall - Ótimos Agudos e Médios. Tem uma resposta bastante High Gain. Consigo timbre em uma vibe mais "britanica" com esse amplificador. Perfeito para Heavy Metal Tradicional e vertentes.

JTM-45 Amplificador que vai de um clean mais obscuro a um overdrive poderoso. Quase uma distorção. Assemelha-se muito ao Park 75 quando usado com um tube screamer e distorção no talo. Pode-se descobrir algo mais “Brown sound” do EVH, tanto com o JTM-45 ou com o Park 75, na chave brt junto do velho e bom tubescreamer.

Vox AC30- Sempre ele!! Clean Cristalino como água mineral da fonte de Petrópolis, e pode ficar nervoso com mais ganho. Par perfeito com o tube screamer, gerando um lead gostoso ala "Brian May". Médios perfeitos! Experimente usar com o 87 ou 67 condenser!

PHD MotorWay - Hmm... Surpresa no HD!! Ele tem o "Clean mais Clean" de todos! Fica mais bravo com um overdrive e se da bem adivinha com quem? Se você respondeu tube screamer, acertou!!!. Ótimos agudos e graves balanceados.

É isso ai galera, um pequeno (e grande) resumo sobre os 3 equipos que irei trabalhar mais no blog.

Puxarei mais sardinha para o POD HD500 já que meu acesso com xt e x3 é mais difícil agora.

Porem tenho vários timbres montados no XT que utilizei em diversos videos do YOUTUBE e irei compartilhar e comentar tb. Assim você pode adpatar a sua Digitech RP-,Boss GT ou Zoom.

Esse post já serve também como uma dica, caso você se interesse em comprar ou trocar alguma dessas pedaleiras.

Um grande abraço, e até a próxima

Paulo Heineken

2 comentários:

  1. Muito legal o tópico.

    Vai rolar um tópico da ME 25 ? *-*

    @CaioRobertoBR #FCC

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    1. Mais pra frente provavelmente pode rolar sobre esse linha e a GT

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